sábado, 23 de janeiro de 2010

O Saci passou por aqui!!!

Quem é que não conhece o negrinho de uma perna só?

O menino travesso que aprontava travessuras nas matas e nas casas parece ter perdido espaço nas grandes cidades. Criado pelos indígenas, apropriado pelos negros e presenteado com o gorro pelos europeus, é síntese da formação do povo brasileiro, e ainda, apesar das dificuldades, consegue brincar e se alegrar, pois sabe que a alegria e a irreverência também são revolucionárias. Não aquele humor tosco que apenas denigre as pessoas, mas aquele que faz pensar.

Mas, como dissemos, o menino perdeu espaço assim como as suas conhecidas matas, sua exuberante natureza, e a população humilde que habita esses lugares. Acostumado a deslocar-se pelos redemoinhos de vento o que ele tem visto são grandes desastres, e deve estar com uma pulga atrás da orelha se perguntanto que diabos está acontecendo.

Menino que é menino não perde a molecagem e o Saci está de volta!!! Ele se faz do tempo presente e por este motivo mesmo ele se tornou Urbano. E pasmem!!! Ele passou por Mauá!!! Quem diria, minha cidade tão esquecida é premiada com a passagem de figura tão ilustre. Pra nossa alegria, se ele já fez belas aparições em 2009, ele promete mais pra 2010!!!


O guri chegou chegando, e como ele não é bobo nem nada, não dando ouvidos à mídia classista e ditatorial do Senhor Carro, ele já escolheu seu meio de transporte no meio urbano, o mais eficiente, saudável e ambientalmente correto: a bicicleta.


Com uma perna só??? Quem já teve um pedal quebrado em suas idas e vindas de bike sabe que é possível, e afinal, ele já tá craque nisso.

Algumas aparições do garoto puderam ser registradas, parece estar declarando guerra à alguns ratos e ratazanas abandonados na cabeça daqueles que esqueceram o transporte por linhas férreas...


Ele realmente parece incomodado com as questões do transporte. Próximo às obras do Rodoanel parece questionar quais as verdadeiras necessidades humanas...


Ligado que é, já sabe que para novas ruas e avenidas, deve-se prever ciclovias, bem como em ruas e avenidas que forem reformadas, mas ciclovia ou sinalização para bicicletas é algo tão inexistente em nossa realidade, que ele ainda se surpreende...


Bom, como pode-se perceber, o Saci Pererê parece ter chegado pra ficar e agora ele é conhecido como SACI URBANO! Fiquem atentos a suas aparições e o que será que ele quer dizer!!!! Pra quem ainda não sabe, desde 2005, dia 31 de Outubro é o dia do Saci, que Ralouin que nada! Larga a mão de ser colônia!!!

Olha aí o Blog do Saci: www.eosaciurbano.wordpress.com

E você? Já viu algum por aí???

2 comentários:

  1. eu já vi o Saci de monte e acho muito dahora não pela qualidade do desenho mas pela quantidade de desenhos espalhados pelas cidades... liberdade de expressão!

    ResponderExcluir
  2. Chôu de bola. O texto ficou do Saci mesmo.

    abraço!

    É o Saci Urbano!

    ResponderExcluir