sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tomando Partido.

Há mais ou menos um ou dois anos me filiei ao Partido dos Trabalhadores. Embora eu já houvesse sido "cassada" por ser considerada petista, nunca havia querido me filiar. O fiz após grande insistência de um amigo. Ou me filiava ou perderia o tal do "PED" onde todas as coisas podem ser transformadas através do voto, da participação e blábláblá. Me convenceu, afinal, já há algum tempo que estou querendo me "engajar" em algo, ser militante.
Eu tenho uma "pedra" da militância. Essa história das pedras é meio complicada mas em resumo são algumas coisas que têm importância pra mim. Me descobri militante um dia que fiquei pra carregar um monte de coisas sozinha após uma reunião do CRESS. Então ser militante é isso? Esse trabalho sem olofotes, nos bastidores, de formiguinha, e "de graça"? Não é atôa que tá fora de moda...
Cresci filha de militantes, a discussão política sempre teve importância pra mim. A profissão que escolhi, digamos, também é bem "politizada" (ou deveria ser). Me formei ouvindo que o PT não representa mais os interesses da classe trabalhadora, suas lideranças foram cooptadas. Ainda fico pensando se foi bom pro partido (e pra quem acreditava em algo diferente) ganhar as eleições da forma que ganhou, com as alianças que fez, tudo em nome da "governabilidade"! Governabilidade e "fluidez do trânsito" têm pra mim os mesmos significados. Quando se fala em fluidez do trânsito estão falando do trânsito dos carros. Em governabilidade estão falando de governabilidade para a classe burguesa, para que não hajam "confrontos" e o país possa caminhar rumo ao desenvolvimento!
Pensei em outros partidos, PSOL, PSTU, ou algum outro dito de esquerda, mas não conheço ninguém desses partidos. Mas conheço algumas pessoas dentro do PT de Mauá que também estão um tanto quanto incomodadas com algumas coisas. O PT tem se tornado um partido pra ganhar eleições, um bom administrador para o estado capitalista. Revolução? Transformação social? Isso é aos poucos... e essa história me lembra aquela de que temos que esperar o bolo crescer...
Mas é aí que entra a pergunta da tostinez: qual será o segredo do PT? Deixou de representar a classe trabalhadora porque foi cooptado pela burguesia? Ou foi cooptado pela burguesia porque foi deixado pela classe trabalhadora? Será que eleições de 4 em 4 anos são suficiente para vivermos em uma "democracia"? Se o socialismo não deu certo, o capitalismo por acaso deu? Será que alguém ainda se lembra dessa história de jacobinos e gerundinos, esquerda e direita? Será que ainda vai sobrar o Sarney pra contar a história?
Democracia é muito complicado e trabalhoso... a novela no sofá tem convencido muito mais pessoas...

4 comentários:

  1. Bendita ou maldita mídia? depende dos olhos que a assiste! essa novela perpetua-se a cada 4 anos, independente de qual seja a sigla para designar o partido.
    Talvez o partido seja o partido alto, ou o PCC ou CV sei lá... kkkkkkkkk... brincadeira!
    Sou simpatizante do PT não nego mas essa governabilidade me deixa com receio, não consigo ter governabilidade no meu trabalho, eles não tem na gerência do país e sobra o que para quem?????

    ResponderExcluir
  2. Acho que o George Orwell resolveu essa parada quando escreveu há “trocentos” anos atrás o “Revolução dos Bichos”. Toda causa é mero discurso e discurso é só retórica. Atrás das siglas, todo mundo tem seu preço, uma hora, cedo ou tarde alguém acaba vendendo a alma ou pra Deus ou pro Diabo. A Heloisa Helena achou que ia funcionar, o Gabeira também, a Marina Silva creu que podia... a coisa humana até permite que gente seja fiel às siglas, às ideologias, mas num país de espólio como o nosso, onde quem entra na coisa pública vê isso como michê, me diz quem é que não se sente tentado a pilhar um pouquinho?

    ResponderExcluir
  3. Olá Gil! Não tenho seu email... muito pertinente o seu comentário porque, talvez não por acaso eu estou lendo a Revolução dos Bichos! Tô na metade. Livrinho muito bacana hein? Pelo menos até agora, estou entendendo que ele fala mais da questão da democracia, da necessidade de haver controle popular sobre as ações de quem quer que seja, do que somente de retórica, corrupção ou de pilhar mais um pouquinho... vamos ver como chego no fim do livro, ou nos próximos dois carnavais! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana
    O livro tem mtas referencias e tantas subleituras mesmo... mas espero que goste.

    Gde abraço

    P.S: te mandei o meu email pro anaceliacruz@gmail.com.

    ResponderExcluir